Objectivos

O objectivo principal do EuRom5 é o desenvolvimento da compreensão escrita. No fim do percurso, os participantes são capazes de ler por si próprios artigos de jornal, ajudando-se com um dicionário para procurar as poucas palavras que não conseguiram entender. O percurso proposto não permite dizer que se dominam as quatro línguas. Num tempo tão limitado só se pode chegar a um conhecimento “imperfeito”. 

Tal competência revela-se todavia eficaz e em grau de fazer desaparecer as angústias dos principiantes, mostrando aos aprendentes a via de um percurso autónomo de compreensão. 

Na didáctica tradicional, o aprendente passa do nível principiante a A1 para depois chegar a A2, etc., seguindo um percurso linear. Na progressão baseada nos princípios da intercompreensão o percurso é facilitado; o aprendente atinge em pouco tempo um nível que pode variar entre B1 e B2 do QECR na habilidade de leitura, e pode preencher as grelhas de auto-avaliação do seguinte modo:

“B1: Sou capaz de compreender textos em que predomine uma linguagem corrente do dia-a-dia ou relacionada com o trabalho. Sou capaz de compreender descrições de acontecimentos, sentimentos e desejos, em cartas pessoais”

“B2: Sou capaz de ler artigos e reportagens sobre assuntos contemporâneos em relação aos quais os autores adoptam determinadas atitudes ou pontos de vista particulares.”  (QECR, § 3.4: quadro 2)

Podemos supor que esta abordagem – tendo em conta o papel da oralidade como auxiliar da compreensão do texto escrito – pode de qualquer modo desenvolver competências iniciais também na compreensão oral.