Tesouro Viking descoberto em aeroporto Centenas de moedas antigas foram desenterradas perto do principal aeroporto da Suécia, fazendo com que os arqueólogos tenham de alterar algumas das suposições sobre os saques, importações e tesouros dos Vikings.
O tesouro, uma arca recheada com 472 moedas árabes de prata que terá sido enterrada há 1150 anos, é a maior e mais antiga relíquia Viking jamais encontrada no país. Os arqueólogos do Banco da Herança Nacional da Suécia descobriram os artefactos quando escavavam uma tumba da Idade do Bronze perto do aeroporto de Estocolmo.
O professor de numismática na Universidade de Estocolmo considera que as moedas devem remontar ao ano 850 a.C.
«É uma data remota, porque as importações de moeda por parte dos Vikings começaram a ser conhecidas à roda do ano 800 a.C.», afirmou o professor à National Geographic. «As moedas eram tão importantes para os Vikings que uma data tão antiga se torna um facto interessantíssimo», acrescentou.
De facto, a descoberta leva os arqueólogos a considerar que este famoso povo nórdico tenha importado moedas muito antes do que se imaginava.
A maior parte das moedas era originária de localidades do Médio Oriente, correspondentes ao que hoje é o Iraque e a Síria.
Os arqueólogos consideram que as moedas poderão fornecer «muita informação sobre as viagens que os Vikings fizeram e também algumas dicas sobre o que foi deixado para trás», acrescentou a especialista, acrescentando que o ‘tesouro’ poderá advir de algum saque ou de uma troca comercial.

SOL
10.04.2008
243 palavras